domingo, 23 de maio de 2010

Escola 15 de Junho - 1.º ANO C

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

"Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender."

- Juan Ignacio Pozo -

Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados?

Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.

Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.

FONTE:http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (3 of 5) [20/8/2008]

Prezado aluno. Faça uma leitura atenciosa do texto acima e comente: A sociedade na qual você está inserido está passando pelo momento citado acima? Comente. Converse com seus colegas de sala, seus professores, seus pais e a sociedade em geral. Após, sem preocupar-se com valores, notas ou menções, (POSTE COMENTÁRIOS) bem pensados, críticos e significativos. Que no possível fujam ao máximo do senso comum(exemplo: as pessoas dizem, todo mundo fala...) expresse sua opinião, e deixe claro seu ponto de vista.

– Aguado o desfecho desta atividade em sala de aula.
- Um forte abraço a todos! Bom Estudo! -
Atenciosamente, Professor Nicley dos Santos Teixeira.


11 comentários:

  1. Eu concordo porque cada vez mais o indice de aprendizagem está caindo. E a sociedade tem que tomar alguma providência em relação a esse assunto, como envolver novas culturas.

    Jhnifer da silva Ribeiro Nº20 1ºC

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo plenamente com que o texto fala, pois é verdade que cada vez mais o nível de aprendizagem baixa, por falta de culturas diferentes.

    Itamara da Silva Nº17 1°"C"

    ResponderExcluir
  3. O indice de aprendizagem e de leitura está baixo, e devemos tomar uma providência em relação a esse assunto, pois as pessoas tem que utilizar novas culturas, para melhorar seus conhecimentos.

    Dária Araújo do Nascimento Nº09 1º ano c

    ResponderExcluir
  4. A sociedade estava com uma grande dificuldade de aprender o que é exigido no seu dia-a-dia. Então elas se ligaram em aprender e se desenvolver de acordo com a cultura e a economia, ou seja uma sociedade bem desenvolvida é uma sociedade cheia de conhecimentos. E cada vez mais procurando aprender e melhorando o nível educacional.

    Mirza Martins da Silva nº 30 1º ano c

    ResponderExcluir
  5. Levando em consideração o texto apresentado e as informações que podemos adquirir pelos meios de comunicação, posso chegar a algumas conclusões e apresentarei alguma(s) críticas. São elas:

    * Devido aos diversos meios de comunicação como: Computador, Vídeo Game, Televisão e etc... Nossas crianças e adolescentes dedicam menor tempo as suas atividades escolares e acabam aprendendo/produzindo demasiadamente menos.

    * Devido a tanta tecnologia, temos sempre o que descobrir, o que aprender, e muitas vezes nos sobrecarregamos de tal maneira que as vezes parece que vamos surtar!

    * Devido a tanto conhecimento, acabamos por errar mais, mas com tais erros, se soubermos, usamos dessa experiência para evitá-los futuramente.

    Em todo caso, para resolvermos tal problema, seria necessário que a população em geral, soubesse usar o seu tempo, sua tecnologia da melhor maneira, adotando um limite/tolerância.

    Ádrison Golombieski 1° c / n°1

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia existe muita tecnologia, os jovens só vivem em (computador, vídeo game, televisão). E não tem tempo para mais nada, nem para os estudos, muito menos para ajudar os pais.

    Leonardo da Cunha Pessoa 1ºano "C"

    ResponderExcluir
  7. A sociedade apresenta varias dificuldades no aprendizado, na atenção na escola, na leitura entre outros. A cada dia que passa o ser humano estar mais sedento por conhecimento, buscando de todas as formas serem o melhor em tudo. Por isso aprendem de forma extraordinariamente rápido no meio cultural e social, devido às tecnologias do momento tiram toda a atenção que teria que ser dada aos estudos, essas tecnologias é boa, mais devidos os maus/excesso usos acaba nos causado males. Com isso o índice de aprendizagem e desenvolvimento vai caindo cada vez mais.


    Laryssa E. de Souza 1} ano "C"

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia o indice de aprentizado na nossa sociedade está cada vez mais baixo,devido a evolução da tecnologia,os estudantes não sabem aprofeita as oportunidades oforecidas a eles.exemplo:A internet que era parar ser ultilizada em programas educacionais que ajudasse no aprendizado.mas na verdade está sendo ultilizado em outros programas nada de educativo. Lois Lene da Silva Isteles 1 ano c

    ResponderExcluir
  9. A sociedade esta realmente exigindo cada vez, mas das pessoas, pois com o avanço da globalização temos que nos preparar cada vez mais, no entanto cada dia que passa fica mais difícil acompanhar esse desenvolvimento, pois a maioria dos estudantes não tem recursos nem condições financeiras para se adequar melhor a exigência da sociedade. Preocupado com o futuro dessas pessoas o governo esta investindo mais nos meios de aprendizagem dos alunos, no entanto esta cobrando o seu desempenho através da prova Brasil.
    Nome: Naírla Correia da Silva Nº: 31
    1.º C

    ResponderExcluir
  10. Na sociadade que vivemos hoje, cada vez mais é combrado o conheçimento. Pensando nisso esta sendo investido mais recursos nas escolas, mas nem sempre esses recursos aplicados chegam aos alunos. A sociedade ja enfrentou baiximos indices de aprendizagem, os alunos muitas vezes nao tem condiçoes financeiras para terem um bom estudo o governo devia pensar mais nessas pessoa buscando passar o conheçimento a elas. Já tivemos grandes mudanças em termo de aprendizagem, porem, devemos cada vez mais buscar melhoras na aprendizagem para torna uma sociedade com cidadoes criticos e determinados.


    Luzenilda Costa da Silva 1º "C" Nº: 29

    ResponderExcluir
  11. Bem posso dizer que , na sociedade que vivemos hoje , o nivel de conhecimento e aprendisagem hoje e mais amplo do que o que tinhamos antes , os meios de se aprender hoje estão bem livres para qualquer um que quiser aprender.A internete e o que eu posso disser que e o mais facio onde podemos encontrar um conhecimento bem amplo das coisas,e não so coisas boas e sim tambem coisas que podem prejudicar anós mesmo.Mas o assunto não e esse em relação ao aprendisado o que eu posso adissionar ao que eu ja disse e que alguns botam a culpa nas escola que não ensinam bem mas na verdade a cupa maior de dos alunos , ber quer dizer nem todos pois alguns ainda tem o interesse em apreder ja outros não.E o que eles não aprendem nas escolas aprendem nas ruas , uma das coisas que eu posso dizer tambem e o outro meio que tem de aprendisagem além da internete , são as televisões elas nós dam noticias otimas mas tambem nós mostra coisa nada esducativas.Poi e ne e tido que posso dizer espero que goste....


    José Paulo P. Martins 1° ano "c"

    ResponderExcluir