terça-feira, 18 de maio de 2010

Escola 15 de Junho - 1.º ANO D


"Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender."

- Juan Ignacio Pozo -

Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados?

Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.

Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.

FONTE:http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (3 of 5) [20/8/2008]

Prezado aluno. Faça uma leitura atenciosa do texto acima e comente: A sociedade na qual você está inserido está passando pelo momento citado acima? Comente. Converse com seus colegas de sala, seus professores, seus pais e a sociedade em geral. Após, sem preocupar-se com valores, notas ou menções, (POSTE COMENTÁRIOS) bem pensados, críticos e significativos. Que no possível fujam ao máximo do senso comum(exemplo: as pessoas dizem, todo mundo fala...) expresse sua opinião, e deixe claro seu ponto de vista.

– Aguado o desfecho desta atividade em sala de aula.
- Um forte abraço a todos! Bom Estudo! -
Atenciosamente, Professor Nicley dos Santos Teixeira.

9 comentários:

  1. Em minha opinião, os estudantes de hoje não aprendem porque os pais não os incentivam a estudar como antigamente, e também por falta de interesses dos próprios estudantes, porque com todas as tecnologias de hoje, que facilitam a aprendizagem de todos os alunos. Com as tecnologias de hoje, os alunos deveriam utilizar paro os estudos, mas não, eles usam para bater papos com amigos, paquerar pela internet e outras coisas como, se prostituir, marcar encontros para brigar, em vez de ta estudando com essa tecnologia, utilizam essa tecnologia para o mal.

    Tiago Oliveira Ribeiro nº 40 1º Ano “D ‘’

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  2. Em minha opinião a tecnologia em alguns pontos, acaba sendo um material muito importante para nossos estudos, mas a maioria dos alunos não sabem usar a tecnologia como uma ferramenta para os estudos.
    A educação começa pela família, os pais na maioria das vezes os pais não acompanham os estudos de seus filhos.

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  3. Na minha opinião, os alunos não aprendem por que não querem pois hoje em dia tem muitas oportunidades para nos alunos estudarem.
    alguns pais incentivan sim os filhos a estudarem,como por exemplo,quando um pai compra um computador ja e um ensentivo para o filho estudar mais...


    Gislãndia ojopi freire nº 13 1º Ano “D ‘’

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  4. Na minha opinião, como o Tiago disse, a falta de incentivos dos pais com os alunos fazem com que os mesmos se desenterem e por isso causa o fracasso escolar. Os alunos deviam usar seus estudos como ferramentas para seu futuro.
    Jirdean Brito de Sousa
    Nº. 22
    Série: 1º. "D"

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  5. Eu concordo com o tiago,mais não é só. os pais que era com a aprendizagem dos alunos é sim faltar de professor preparando para da aula.essa é minha opinião

    janderson de s.verus-18

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  6. Aluna:Jaine Aparecida da Silva
    Numero:16
    Professor:Nicley

    Em minha opinião concordo com todos, falta muito interesse de nos alunos e de muitos de nossos pais. Hoje ta tudo muito mais fácil do que antigamente, tem internet, tem a tecnologia que cada vez cresse mais e mais. Nos alunos somos muitos desinteressados, não queremos nada com nada, e só bagunçar e nada mais. Na nossa turma por exemplo quase todos os alunos são desinteiriçados. Agora nos brincamos mais lá na frente veremos o quanto que perdemos com brincadeiras.

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  7. Os estudantes de hoje em dia não se enteressam mais nos estudos,não levam muito a sério...Os pais até encentivam sim mas o que adianta se ele não querem estudar...achei muito intereçante o que o meu amigo thiago dize existem muitas maneiras que ajudam no aprendizado do aluno em vez de elas uzarem a internet para melhoram mais os estudos eles usam para marcar encontros entrar em sala de bate papo...e isso prejudica muito,antes não existia isso é mesmo assim, as pessoas se dedicavam mais... jamaira moura da silva n°17 1°ano ´D´

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. na minha opinião os alunos de hoje em dia as vezes tem o ensentivo dos pais, e as vezes não
    mas não é porisso que devemos parar de estuda pois hoje temos muitas oportunidades é porriso que os alunos devem pensar no futoro de sí.
    Então hoje so não estuda por que não quer.Devemos criar nossos objetivos ou um proposito para cumprir-lo,se dedique ao maximo.
    kelsp wiliam martins dos santos n°43 ano´D´

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