domingo, 23 de maio de 2010

Escola 15 de Junho - 1.º ANO E

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

"Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender."

- Juan Ignacio Pozo -

Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados?

Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.

Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.

FONTE:http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (3 of 5) [20/8/2008]

Prezado aluno. Faça uma leitura atenciosa do texto acima e comente: A sociedade na qual você está inserido está passando pelo momento citado acima? Comente. Converse com seus colegas de sala, seus professores, seus pais e a sociedade em geral. Após, sem preocupar-se com valores, notas ou menções, (POSTE COMENTÁRIOS) bem pensados, críticos e significativos. Que no possível fujam ao máximo do senso comum(exemplo: as pessoas dizem, todo mundo fala...) expresse sua opinião, e deixe claro seu ponto de vista.

– Aguado o desfecho desta atividade em sala de aula.
- Um forte abraço a todos! Bom Estudo! -
Atenciosamente, Professor Nicley dos Santos Teixeira.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO
    Bem hoje em dia a algumas pessoas tem ainda esse paradoxo pois elas não aprendem porque vão pra escola pesando que lá e bagunsa,lá não é disso não lá é pra aprender termina o ensino medio e ir pra uma futura faculdade a ser alguém se quizer ter uma vida boa "entre" eu já não sou assim pq eu quero ser um otimo empregado ou patrão não é mesmo então esse comentário é isso ai.
    Nome:Edmilson Junior Oliveirra da Silva.
    numero:11

    ResponderExcluir
  3. Prof: Nicley dos Santos Teixeira
    Aluno:Romário Henrique costa dos Santos-nº32
    Escola: 15 de Junho
    1º ano "E"
    Data: 27/05/2010

    /11 horas/







    Do meu ponto de vista tudo isso que acontece nas escolas, não passa do desinterece de cada aluno, ou seja, muitos alunos acham que a escola é um lugar onde eles podem se refugiarem
    das obrigações que seus pais le deixam para fazer em suas casas, então alguns alunos podem diser assim (A eu vou para escola, pelo menos meus pais não vão mandar eu fazer nada), então eles vem a escola sem nenhuma obrigação de estudar, ai é que tá, pois todos nós alunos temos que estudar muito se quisermos ser algo na vida, e na palavra {ESTUDAR}, não significa só vir a escola, mais sim prestar atenção nas aulas, para poder aprender um pouco do que os nossos mestre (professores), estão querendo nús encinar, e se não prestarmos atenção meus amigos estudantes, nós nunca iremos chegar a lugar algum, mais sim iremos ao campo bater foice, é isso ai alunos, vamos estudar, estudar mesmo, então nós seremos alguém na vida, e um alguém bém {SUCEDIDO} VAMOS LÁ..... E se acham que nós não estamos preparados, podemos mostra a eles que com o passar dos anos de série nós podemos nús preparar cada vez mais, então podemos aprender o que a sociedade nús exige, ou mais ainda

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista a sociedade em que vivemos está sim, passando por este momento citado no texto, pois, é verdade quando se fala que os alunos sabem cada vez menos e que estão menos preparados. Com isso acontece o número alarmante no indice baixo de leitura e de aprendizagem dos alunos.
    A educação hoje não é vista por prazer de aprender, por querer conhecer ou saber a importância da aprendizagem, mas é vista pelo campo obrigatório, onde impõe uma aprendizagem ao longo de toda a vida forçando o aluno sentir-se escravo do saber.

    ALUNO: Deimon Romario Santos Da Silva.

    NÚMERO: 08

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião a informação está totalmente ligada ao conhecimento.por que ser vc obter informaçao vc ao mesmoo tempo vc obter conhecimento,é só saber observa tudo aquilo que a informação quer te passa.essa é minha opinião!

    ResponderExcluir
  7. NA MINHA opinião,é verdade que alguns jovens aprendem cada vez menos e estão cada vez menos preparados para a sociedade em que vivemos,para um concurso,e outros,pois a sociedade em que vivemos uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente que conduz ao seguinte problemas em que estamos descultindo cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender , como também uma via indispensável para o crescimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos.

    COMENTARIO DE :Fabiana Martins da Silva
    Ajunda a :Edmilson Junior Oliveira da Silva.

    ResponderExcluir
  8. Nossa sociedade vive momentos de dificuldade no ponto de vista da aprendizagem, pois é verdade quando se fala que os alunos de hoje estao menos preparados.
    A aprendizagem de hoje não é vista por prazer de aprender e sim por ser obrigado, por isso que os alunos tem seu indice baixo, pois são obrigados a ir.

    ALUNO: Railani.
    NÚMERO: 30.

    ResponderExcluir
  9. O meu ponto de vista em relação texto é:estamos sim vivendo em uma sociedade que exige cada vez mais da cada um de nós,e é muito importante estarmos sempre buscando conhecimento para que possamos ter oportunidades em uma sociedade tão competitiva,da qual não podemos nos livrar. por ser uma sociedade a não ensinar o certo e sim a obrigação, por isso são citados os indices baixos na leitura e aprendizagem.

    Prof: dulci entrevistada por:
    ALUNO: Deimon Romario Santos Da Silva.
    NÚMERO: 08

    ResponderExcluir
  10. Do meu ponto de vista o fator que vem almentando esse indis-se e o desenterese dos alunos em busca conhesimento.

    ResponderExcluir
  11. Sim. No meu ponto de vista a sociedade está passando por fato devido a falta de interesse dos alunos, por isso que tem levado a esse fracasso. Quem define o tipo de pessoa para os dias atuais é o avanço tecnológico e científico. As pessoas que não compreende o que está a sua volta e não esta atento as mudanças tecnológicas vai ter um lento aprendizado, sendo cada vez mais fácil ter um fracasso na tentativa de aprender.

    Aluna: Daiane da Costa Moura Nº 06

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião o desinteresse dos alunos e mais por causas dos desinteresses dos pais que em vez de mandar os alunos pra escola por livre e espontânea vontade eles obrigam os filhos a irem a escola para deixarem eles em paz, e que leva os alunos a pensarem que a escola é só um passa tempo e é a onde eles se enganam . Por que a escola é onde fica o nosso próprio futuro. Com a ajuda dos pais tenho certeza que os alunos vão se interessar mais pelos os estudos.

    Elenida Ferreira de Oliveira Nº 12

    ResponderExcluir