domingo, 23 de maio de 2010

Escola 15 de Junho - 1.º ANO F

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

"Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender."

- Juan Ignacio Pozo -

Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados?

Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.


Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.

FONTE:http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (3 of 5) [20/8/2008]

Prezado aluno. Faça uma leitura atenciosa do texto acima e comente: A sociedade na qual você está inserido está passando pelo momento citado acima? Comente. Converse com seus colegas de sala, seus professores, seus pais e a sociedade em geral. Após, sem preocupar-se com valores, notas ou menções, (POSTE COMENTÁRIOS) bem pensados, críticos e significativos. Que no possível fujam ao máximo do senso comum(exemplo: as pessoas dizem, todo mundo fala...) expresse sua opinião, e deixe claro seu ponto de vista.

– Aguado o desfecho desta atividade em sala de aula.
- Um forte abraço a todos! Bom Estudo! -
Atenciosamente, Professor Nicley dos Santos Teixeira.

25 comentários:

  1. O meu ponto de vista em relação ao tema é:estamos sim vivendo em uma sociedade que exige cada vez mais da cada um de nós,e é muito importante estarmos sempre buscando conhecimento para que possamos ter oportunidades em uma sociedade tão competitiva,da qual não podemos nos livrar.A competitividade nos leva a buscar cada vez mais conhecimento,principalmente na área da informática e tenologia.
    (Aluno: Antõnio Marcos dos Santos Arruda-núm.:04)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa sociedade vive momentos de dificuldade no ponto de vista no aprendizagem.
    Já Paralado Acada veiz muito mais pessoas com uma grande fificuldade para aprender aquilo que a sociedade exige dela.
    O fracasso escolar cresce assustadoriamente ,Tabém podemos afirmarque o tempo dedicado a aprendzagem se estende-se cada vez mais na diretoria pessoal e social.
    (Jhonatan: Numero:19)

    ResponderExcluir
  4. Meu ponto de vista e que a cada dia que passa o ser humano esta mais sedento por conhecimento,buscando de todas as formas ser o melhor em tudo,muitos passando ate por cima de outras pessoas aumentando ainda mais a competição entre as pessoas e de uma forma ou de outra a sociedade e responsavel por uma boa parte,pois e ela quem faz com haja essa competição,dando conhecimento para uns e deixando de fora outros.
    (Zilda Rodrigues da Silva. Nº 40)

    ResponderExcluir
  5. o meu ponto de vista em relação a isso é que:nós vivemos em uma sociedade que exige muito de nós, e é importante buscarmos novos conhecimentos para termos novas oportunidades, a sociedade exige coisas que a sociedade tem dificuldades para aprender e sem contar que o fracasso escolar cresce muito. e a sociedade é responsavel por uma boa parte disso.

    ResponderExcluir
  6. em meio a uma sociedade exigente a educação nao vem tendo um desempenho que deveria ter, ou seja com isso a escola vem se tornando cada vez mais um grande fracasso. onde o aluno deveria aprender simplesmente, ele está deixando de aprender, com isso eles sabem cada vez menos.
    pesquisas já mostraram abaixos indices de leitura e de aprendizagem dos alunos.por conta desse grande fracasso escolar que vem crescendo a cada dia mais. as pessoas vão ter que aprender da forma mais dificil e cruel, que é no decorrer de suas vidas.
    (DANIELA LIMA DE SOUSA, Nº06)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O texto retrata sobre informação e conhecimento.Cada dia que se passa somos obrigados a ter maior informação do que se passa no mundo atual, para termos oportunidades de trabalho no mundo capitalista.Mas uma das nossas realidades e que algumas pessoas não querem saber que o índice de aprendizagem esta baixo, por causa disso os alunos tem dificuldade de adiquirir conhecimento e informação.

    ResponderExcluir
  9. Segundo o meu ponto de vista, o texto nos leva a refletir sobre a educação em nosso pais.A educação e um problema gravíssimo em nosso país.
    Dados da campanha latino-americana mostram que o Brasil tem cerca de 14 milhoes de alfabetos.
    A cada dia que passa a educação vai perdendo espaço, recursos do governo ficão menores, os salarios dos educadores são minimos entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. No meu ponto de vista, em relação ao texto, podemos perceber que na sociedade em que vivemos, há uma aprendizagem informal e formal. Mas essas formas de aprendizagens se deparam com o baixo índice de leitura, ocupam fato preocupante por que nessa sociedade de hoje todos nós aprendemos de um a forma deferente da de antigamente. A de hoje é de um padrão, ou seja,um esquema que os professores tem
    que expor , e já de antigamente era passado de pai para filho , igual aos índios que passam as suas culturas . Só que em nossa sociedade o problema esta nos alunos, que não querem essas formas de educar dos professores e também dos pais, eles não se preocupam com que se aprendem nas escolas, querem saber se tem uma boa nota, para poderem passar de ano , é ai que vem o baixo índice de leitura.

    Elissandro de Sousa Flor
    Nº. 12
    1º. Ano "F"

    ResponderExcluir
  12. Meu ponto de vista é o seguinte:Um texto como esse nós leva a pensar como é precaria a educação de alguns" alunos" que já não se importão em aprende e sim em atingi uma média que seja suficiente para passar de ano.A educaçao ainda e o principal problema no nosso país, o índice de analfabetismo é muito alto,apesar dos inumeros programa de incentivo a educação.

    Gilmara Costa nº15
    1º ano "F"
    25 de Maio de 2010

    ResponderExcluir
  13. O texto retrata sobre informação e conhecimento.relação ao texto, podemos perceber que na sociedade em que vivemos, há uma aprendizagem informal e formal;A educação e um problema gravíssimo em nosso país.Mas uma das nossas realidades e que algumas pessoas não querem saber que o índice de aprendizagem esta baixo, por causa disso os alunos tem dificuldade de adiquirir conhecimento e informação. E poder tem mais coisa de que o professor que saber.

    Douglas Silva Rocha n: 08

    ResponderExcluir
  14. O texto retrata da convivencia dos alunos com o estudo.pois nos leva a refletir sobre a educação em nosso país. o mercado de trabalho competitivo nos leva a busca mais e mais informação sobre varias arias,a nossa sociedade vive momentos de dificuldade em nosso estudo pois os pais não estão nen ai para seus filhos pois muitos alunos falam que vão a escola mais não vão.O descaso com a educação é o grande agravante da precariedade do nosso país em termos de educação.pois nossa sociedade não está em comvivência com os outros padros de educação dos países desenvolvidos.O nosso nivel de aprendizangem é muito inferior em relação aos deles. {tais assis custodio n:35}

    ResponderExcluir
  15. No mundo tecnologico em que vivemos, e na sociedade competitiva em que convivemos requer muito mais de aprendizagem, e muita mais educação, precisamos estar buscando a cada dia mais informações e tentar transformá-las em conhecimento,mas não bem assim várias pesquisas nos mostra o quanto tem sido um fracassso nas escolas, hoje em dia muitos alunos pensam somente em consseguir sua média para passar de ano e esquecem o principal o "aprendizado",sem contar com o analfabetismo que apesar do governo ter criado várias formas para conter ou até mesmo acaba-lo, as pesquisas nos mostra que no nosso pais ainda existe muita gente analfabeta.

    *Janaylla de Oliveira Viana
    *nº17 1º"f"

    ResponderExcluir
  16. a sociedade em que vivemos exige muito das pessoas,podemos perceber que na sociedade em que vivemos,há uma aprendizagem formal e informal.um exemplo:algumas pessoas tem uma grande dificuldade na leitura, mas as vezes é a falta de interesse deles, a sociedade é responsavel por uma boa parte disso.
    Raquel de Araujo Bernado nº29

    ResponderExcluir
  17. Profª Odilce Bortolini,
    De fato, quando lemos o texto e comparamos com o trabalho realizado,temos um resultado negativo em muitos casos. Pois,procuramos ensinar muito e de diversas maneiras, mas no final deparamos com alguns alunos que não conseguem avançar no conhecimento e ficam apenas no básico da aprendizagem. Os motivos para isso são diversos, porém, a falta de perspectiva de muitos jovens quanto ao futuro é um dos elementos que mais contribuem pra isso. Na sociedade competitiva que temos, não basta ser bom em uma coisa, tem que ser competente e ter inúmeras habilidades. De qualquer forma, a educação ainda é um espaço de crescimento pessoal e profissional para a maioria das pessoas que, vêem no ensino uma forma de ascensão sócio-econômica.

    ResponderExcluir
  18. Na minha opnião a sociedade está vivendo momentos paradoxiais do ponto de vista da apredizagem.
    Podemos também dizer que o tempo dedicado a aprender se estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e sicial.
    Alem disso essa demanda crescente de apredizagem produz no contato de uma suposta sociedade do conhecimento,que não apenas coig e que mais pessoas apredem cada vez mais coisas,más que aprender de outra maneira,no ambito uma nova cultura da aprendizagem de uma nova forma de conceber e reagir a um novo conhecimento.

    Antonip José Roque Gomes
    N*03

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. na minha opnião estamos vivendo numa sociedade que está cada dia mais preucupada com a nossa educação,com isso então acontece que cada dia estão querendo fazer com que agente(alunos)aprendam mais..ensinando mais coisas pra gente.
    O fato de algumas pessoas aprenderem e outras não está ligada ao interesse de cada um.Só aprendemos se quizermos porque os professores ensinam sim,da melhor maneira possivel para que possamos entender.
    Se a sociedade a cada dia nos cobra inteligência é porque estão interessados no nosso futuro,querem o melhor pra gente,o melhor para o futuro da nossa sociedade,pois nós jovens somos o futuro da cidade,do estado,do país..Ou seja somos o futuro do meio em que vivemos.

    Tatyane Santos do Nascimento
    N*36

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião cada vez mais alunos fica com dificuldade de aprender aquilo que é exigido para eles, em termo aducacional com tudo isso a escola vai fundando cada vez mais como também pode afirma o tempo dedicado do aluno, prolonga-se cada vez mais na historia pessoal e social do aluno mais ampliando a vida educacional esocial do aluno levando a que muitos espaço sejam dedicado a organizar o sistema de aprendizagem informal. Genaira Ojop n*14

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. na minha opinião aprendam mais..ensinando mais coisas pra gente.pessoal e social do aluno mais ampliando a vida educacional esocial do aluno levando a que muitos espaço sejam dedicado a organizar o sistema de aprendizagem informal.o mercado de trabalho competitivo nos leva a busca mais e mais informação sobre varias arias,a nossa sociedade vive momentos de dificuldade em nosso estudo pois os pais não estão nen ai para seus filhos pois muitos alunos falam que vão a escolas mais não vão. [kariene alencar garcia N 24]

    ResponderExcluir