terça-feira, 18 de maio de 2010

Escola 15 de Junho - 1.º ANO G

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

"Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender."

- Juan Ignacio Pozo -


Nossa sociedade vive momentos paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas, o que, em termos educacionais, costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer que os alunos sabem cada vez menos, que estão menos preparados?


Quem nunca se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices de leitura e de aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e, inclusive, levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.


Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem (Pozo, 2002), uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente – que conduz ao seguinte paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender –, como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Além disso, essas demandas crescentes de aprendizagem produzem-se no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que as aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura da aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou social.

FONTE:http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm (3 of 5) [20/8/2008


Prezado aluno. Faça uma leitura atenciosa do texto acima e comente: A sociedade na qual você está inserido está passando pelo momento citado acima? Comente. Converse com seus colegas de sala, seus professores, seus pais e a sociedade em geral. Após, sem preocupar-se com valores, notas ou menções, (POSTE COMENTÁRIOS) bem pensados, críticos e significativos. Que no possível fujam ao máximo do senso comum(exemplo: as pessoas dizem, todo mundo fala...) expresse sua opinião, e deixe claro seu ponto de vista.

– Aguado o desfecho desta atividade em sala de aula.
- Um forte abraço a todos! Bom Estudo! -
Atenciosamente, Professor Nicley dos Santos Teixeira.

23 comentários:

  1. Sim,eu acredito que vivemos nestas situaçoes,pois,como estudante percebo nao só em mim, como em muitas outras pessoas a dificuldade, nao so na materia de lingua portuguesa como em varias outras disciplinas, e nao é apenas os alunos do ensino publico como tambem dos colegios privados.
    E hoje em dia,cada dia que se passa os alunos perdem mais ainda o enteresse pelo estudo e pela escola!os alunos precisam de cursos para quem sabe um dia terem um bom emprego,mais como fazer cursos se os alunos afundam cada vez mais na tentativa de aprenderem?

    aluna:rayane araujo da silva
    numero:31
    21-05-2010
    professor: nicley

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que um adolescente entra na internetpara fazer um trabalho aparece um monte de outras informações. Ao invés de estudar, vai atrás que não o levam a lugar nenhum.
    Aluno: Marcos William Silva de Lima - N.25

    ResponderExcluir
  4. sim,como um aluno eu sei que no meio da educação existe pessoas que aprendem mais e alunos que tem mais dificuldaddes no aprendizado,isto acontesse mais por que eles não prestam atenção nas aulas e simplismente querem bagunçar nas aulas,para mim os alunos tem que cairem na real e prestar mais atenção nas aulas!

    aluno:lucas junior
    número:23
    data:21-05-2010

    ResponderExcluir
  5. acredito que sim por que principalmente os alunos não conseguem aprender pois a muitas informações que não levão a lugar nenhum por que as informações postas na internet não ensina.
    Aluno:Fabio Btista-Nº16.

    ResponderExcluir
  6. sim concordo plenamente com oque o texto diz, que a sociedade estar cituada no meio de muitas imformalidades os joves de hoje precisam apremder mais,mais em busca de aprender eles afunda,os pais penssam que elis apredem,sim eles apredem mais ao mesmo tepo eles afudam,hoje pelo menos cada aluno tem dificudadaes em uma materia,os alumos dessa sociedade acham que só porque tem cursos são bem imformados mais estão muito enganados,um exemplo quando usa o conputador de forma errada

    fritz n17

    21 de maio de 2010 11:59

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Falta de interesse do próprio aluno em prestar atenção nas aulas. Muitas escolas são carentes em atividades que proporcionam mais conhecimentos. Ex:aulas dinâmicas aulas prática,e melhores computadores, e maior uso dos laboratorios das escola.emfim estuda mais.

    Andressa da Silva Nobre-N:06

    ResponderExcluir
  10. eu como aluno eu sei como eu vejo na nossa cidade que tem muitos alunos que aprendem mais e outros que nao se interessa aprende menos e tem menos desenpenho nos estudo.

    nome:alex junior
    n:4

    ResponderExcluir
  11. sim, eu acredito que o desenvolvimento dos alunos de escolas do ensino publico nao tenha uma aprendizagem de tanta qualidade quanto os alunos de escolas particulares.
    mais eu acredito que com uma educaçao exemplar tudo no meio da sociedade fique mais claro e mais acessivel aos estudantes,e que que o fracasso escolar seja diminuido do termo EDUCAÇÂO!!!


    aluno: Vancleison souza lima
    numero:37
    professor:nicley

    ResponderExcluir
  12. A sociedade hoje tem muitas necessidades de aprendizagem,os estudantes,ex:Eles não tem um interesse próprio para querer aprender mais, não adianta um aluno ser inteligente se ele não ter coragem de correr atrás dos seus objetivos. E muitas escolas oferecem muitas atividades e beneficios,máis o aluno não se esforça,é falta de seu interesse!
    Anny Kelly Oliveira Aragão N:07 beijoss

    ResponderExcluir
  13. E QUE OS ALUNOS TEM VARIOS MEIUS DE OCUPAÇAO MAS POUCO TEMPO PARA ESCOLA;AI ENTAO PASSAM DE ANO MAS COM POUCO CONHECIMETO SUFICENTE .
    NOME:RAI SILVA DE PAULA
    N:30

    ResponderExcluir
  14. MUITOS ALUNOS NAO QUEREM ESTUDAR,POIS HOJE EM DIA TEM MUITA FACILIDADE PARA O ESTUDO , E TEM MUITA CONCORRENCIA PARA O EMPREGO.
    EU PENSO QUE NOS ALUNOS NAO TEM SO QUE TERMINA O ENSINO MEDIO E SIM SE FORMAR EM PROFISSAO QUE DESEJA.
    OS ALUNOS TEM UMA FACULDADE PUBLICA SO NAO SE FORMAM PORQUE NAO TEM INTERESSE OU NAO TEM DINHEIRO PARA TER O MATERIAL ESCOLAR:
    RAINE COSTA N:
    32

    ResponderExcluir
  15. Porque a tecnologia só aumenta as desigualdades e problemas sociais no mundo. acredito que as tecnologias podem mudar o mundo para melhor,ao contrario elas só fazem aumentar as desigualdades, pois se não houvesse guerra, fome, miséria não haveriam grandes comparaçaões que lucrassem com isso. Ou que as grandes comparações se beneficiase com as densiguiadade sociais.
    Jailson Nascimento Da silva n:19

    ResponderExcluir
  16. Eu como aluno concordo plenamente com o texto eu intende que os que tem alunos que se esfoça mais que os outros por isso a educaçao tem niveo diferente os alunos que se esfoça e
    os que tem mais desenpenho.

    Aluno: Rafael Lima - N:29

    ResponderExcluir
  17. sim,eu concordo que a nossa cidade tem muitas pessoas que sabe mais e outras que sabem menos,alunos que se interesão mais terão o futuro melhor e os que só vão para a escola bagunçar sertamente terão o futuro mais complicado,para mim todos nóis temos que melhorar muito!
    Nome:Leonardo Lima-N:21

    ResponderExcluir
  18. Sim, na nossa sociedade o ponto de vista é que nao adianta prolongar-se cada vez mais a aprendizagem e os alunos so virem para o colegio para brincar e interpretar como um fracasso escolar a nossa cultura vem aumentando cada vez mais.
    a tecnologia dos professores era ensinar como antigamente e tem muitos alunos que nao querem nao quer nada com a vida,e vem para o colegio atrapalhar quem quer aprender Aluna:.Sirlene conceiçao de lima NUMERO.35 PRO.Nicley

    ResponderExcluir
  19. Falta de interesse do próprio aluno em prestar atenção nas aulas. mais eu acredito que com uma educaçao exemplar tudo no meio da sociedade fique mais claro e mais acessivel aos estudantes,e que que o fracasso escolar seja diminuido.

    ANDERSON CARDOSO N:05

    ResponderExcluir
  20. sim ,pois todos os dias oque mais s ver nas ruas, sao nalunos que saem de casa para ir ao colegio e na verdade nao vao,os alunos de escolas publicas nao teem tanta acesibilidade quanto os alunos de escolas particulares e por esse motivo nao muitas veses sao prejudicados.

    aluna:euclicia souza de oliveira
    numero:15

    ResponderExcluir
  21. sim concordo plenamente,pois os alunos desses dias atuais precisam de cursos para poderem ter um emprego melhor na vida mais como elas terao chance de emprego bom se ja nao sabem oque estao estudando

    marielça rodrigues da silva
    numero:28

    ResponderExcluir
  22. Sim,na sociedade atual em que vivemos os alunos tem a chance de estudar pois existe muitas escolas publicas.Tem alunos que fazem uma faculdade para se proficionalizar e muitas vezes não conseguem fazer uma faculdade por que não passam em uma publica,e as particulares são caras e os alunos não tem dinheiro para pagar e com isso não conseguem colocar em pratica o que aprenderam por falta de emprego e as vezes de ensino.
    Ingrete Nayara-Nº:18

    ResponderExcluir
  23. Bom,muitas pessoas tentam aprender muitas coisas que antes nao poderian,por nao saber o que fazer na . escola
    Cristiane n:11 1ano-g

    ResponderExcluir