quinta-feira, 6 de março de 2014

1.º ANO H - O que é texto ?!


TEXTO

   Conjunto palavras encadeadas formando um sentido ou conceito;
mensagem que pretende passar um conceito feita com qualquer
linguagem (imagem, cinema, artes plásticas, etc);
as próprias palavras de um autor ou livro
    http://pt.wiktionary.org/wiki/texto


   A palavra texto provém do latim textum, que significa tecido, entrelaçamento. (...)
O texto resulta de um trabalho de tecer, de entrelaçar várias partes menores a fim
de se obter um todo inter-relacionado. Daí poder falar em textura ou tessitura de
um texto: é a rede de relações que garantem sua coesão, sua unidade”.
(INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. Editora
Scipione. São Paulo. 1991


“Um texto não é simplesmente uma seqüência de frases isoladas, mas uma unidade
lingüística com propriedades estruturais específicas”. (KOCH, Ingedore G. Villaça. A
Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989. p. 11)

6 comentários:

  1. O que é Texto:
    Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmite uma mensagem. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase. Em artes gráficas, o texto é a matéria escrita, por oposição a toda a parte iconográfica (ilustrações e outros elementos).
    Um texto pode ser codificado, sendo formado de acordo com um código determinado impeditivo da sua leitura direta. Um texto tem tamanho variável e deve ser escrito com coesão e coerência. Pode ser classificado como literário e não-literário.
    • Os textos literários apresentam uma função estética. Geralmente são escritos em linguagem expressiva e poética, com o objetivo de atrair o interesse e emocionar o leitor.
    • Os textos não-literários possuem função utilitária ao informar e explicar ao leitor de forma clara e objetiva. São textos informativos sem preocupação estética.
    Texto Narrativo: Um texto narrativo é um texto que conta uma determinada história. A história é contada por um narrador, que pode participar diretamente na história ou não. Um texto narrativo segue uma determinada estrutura.

    ResponderExcluir
  2. - O que é texto ?
    Conjunto de palavras encadeadas formando um sentido ou conceito; mensagem que pretende passar um conceito feito por qualquer linguagem
    Em artes gráficas o texto é a matéria escrita , por oposição em toda parte iconografica.
    Um texto pode ser classificado como literário e não-literário: os literários apresentam uma função estética , geralmente são escritos em linguagem expressiva e poética. Os não-literários possuem função utilitária ao informar e explicar ao leitor de forma clara e objetiva.
    Edenilson
    Ņ; 12

    ResponderExcluir
  3. O que é texto??
    É uma ocorrencia linguistica escrita ou falada de qualquer extensão dotada de unidade sociocomunicativa,semântica e formal.
    Em linguistica ,a noção de texto é ampla e ainda aberta a uma definição mais preçissa.Grosso modo pode ser entendido com a manifestação linguistica das ideias de um autor,que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conheçimento linguisticos e culturais..Normalmente seu tamanho é variável.

    Lécio Martello..
    N:23.

    ResponderExcluir
  4. Texto é ..Em lingüística, a noção de texto é ampla e ainda aberta a uma definição mais precisa. Grosso modo, pode ser entendido como manifestação lingüística das idéias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos lingüísticos e culturais. Seu tamanho é variável. "Um texto é uma ocorrência lingüística, escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. É uma unidade de linguagem em uso."
    O interesse pelo texto como objeto de estudo gerou vários trabalhos importantes de teóricos da Lingüística Textual, que percorreram fases diversas cujas características principais eram transpor os limites da frase descontextualizada da gramática tradicional e ainda incluir os relevantes papéis do autor e do leitor na construção de textos.
    Um texto pode ser escrito ou oral e, em sentido lato, pode ser também não-verbal.
    -Texto crítico é uma produção textual que parte de um processo reflexivo e analítico gerando um conteúdo com crítica construtiva e bem fundamentada.
    -Em artes gráficas, o texto é a parte verbal, lingüística, por oposição às ilustrações.

    Luiz Henrique Rodrigues da Silva

    Numero:27.

    ResponderExcluir
  5. O que é texto ?
    O texto é uma ocorrência linguística , que tem um sentido completo , dotada de certas formalidades que lhe permite estabelecer uma comunicação entre o seu produtor e o destinatário . A função de um texto é basicamente formar uma comunicação entre esses dois sujeitos .
    Um texto não é só uma simples sequência de frases isoladas , e sim uma unidade linguística com suas propriedades específicas . E também pode ser classificado como :
    Literário : Tem uma linguagem que expressa e poetisa , e tem como objetivo atrair e trazer emoção ao leitor .
    Não literário : Se explica de forma objetiva .
    Os gêneros dos textos são vários , assim como sua linguagem .

    Elizete Cordeiro
    N° 14

    ResponderExcluir